A maioria dos negócios com presença digital certamente tem uma conta de Facebook. Dependendo da área de atividade e do público-alvo, empresas e pessoas podem beneficiar bastante com a criação e boa gestão de contas em outras plataformas ou em várias em simultâneo.
Facebook
É a maior rede social do planeta e, provavelmente, a mais importante na estratégia de marketing nas redes sociais; é versátil, permite a divulgação de conteúdos em formato de texto, fotografia e vídeo; é indicada para todos os tipos de negócio, desde os menores aos mais internacionais.
Instagram
Tem as mesmas vantagens do Facebook em termos de publicações patrocinadas e anúncios; por ser uma plataforma muito visual, é realmente uma escolha forte para serviços de restauração, moda e entretenimento, pois podem originar fotografias e vídeos bastante apelativos. É normalmente associada ao um público mais jovem do que o do Facebook.
Linkedin
É usado como uma rede social de trabalho, sendo uma plataforma tendencialmente profissional. Como o Facebook, permite a divulgação de vários tipos de conteúdos e atualizações de estado (por exemplo, relacionados com a empresa); é ideal para negócios que ofereçam serviços e produtos a empresas.
Twitter
Embora em Portugal tenha muitos menos utilizadores do que as outras três redes, é também uma plataforma onde se pode fazer divulgação de conteúdo, mas de uma forma um pouco mais limitada (pelo espaço); pode funcionar como um reforço da marca e como uma ferramenta de comunicação rápida.
Tiktok
O TikTok, plataforma que permite criar e partilhar vídeos curtos de 3 a 60 segundos, é das redes sociais que está em maior expansão em Portugal. Inicialmente sendo vista como uma rede social para adolescentes, este perfil de utilizadores está a mudar. São cada vez mais os adultos, principalmente do sexo feminino, que visitam esta rede social. Tal como o instagram, é uma escolha forte para a restauração, moda e entretenimento.
Youtube
Dependendo do negócio, um canal de YouTube pode cativar a atenção de muitas pessoas. Com a produção de conteúdos de qualidade, ou seja, interessantes, informativos e/ou que ofereçam entretenimento, o público irá seguir com mais atenção a marca ou pessoa.
Outros canais
Os profissionais de gestão de redes sociais também podem gerir outras contas que, apesar de não serem propriamente redes sociais, são plataformas digitais que permitem uma comunicação envolvente com o público. Alguns dos exemplos: TripAdvisor (para turismo), Zomato (para restauração) e Booking (para hotelaria).
Se pretender saber mais sobre criação de conteúdos, consulte criação de conteúdos.
As redes sociais são plataformas na internet que permitem que a ligação entre pessoas partilhando informação e possam interagir. Geralmente incluem recursos como perfis pessoais, mensagens privadas, grupos, fóruns e partilha de conteúdo, como fotos e vídeos.
Algumas das principais redes sociais incluem o Facebook, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn e o TikTok. Cada uma destas plataformas tem sua própria comunidade e características específicas, mas todas elas oferecem uma maneira para as pessoas se conectarem e partilhar informação.
As redes sociais também têm se tornado ferramentas importantes para as empresas, permitindo-lhes comunicar com os clientes, aumentar a conscientização da marca e promover os seus produtos ou serviços.
Facebook é marca registada da Meta Platforms, Inc.
Instagram é marca regista da Instagram, LLC
Linkedin é marca registada da LinkedIn Ireland Unlimited Company
Twitter é marca registada da Twitter, Inc.
TikTok é marca registada da TikTok Information Technologies Limited
YouTube é marca regista da Google LLC
TripAdvisor é marca registada da TripAdvisor LLC
Zomato é marca registada da Zomato Media Private Limited
Booking é marca regista da Booking.com BV